terça-feira, 7 de junho de 2011

Coopervot comemora dia dos catadores com caminhada

Na parte da manhã dessa sexta feira, os catadores de recicláveis de Votorantim, juntamente com trabalhadores de cooperativas das cidades de Itapeva, Taquarivaí, Ribeirão Grande e Araçariguama, fizeram uma caminhada partindo de frente à escola Armando Rizzo, na Vila Irineu e percorreram as principais vias daquele bairro, passando pela Rua Joaquim Fogaça no Dominguinho, Avenida Trinta e Um de Março, até chegar à Praça Zeca Padeiro, no centro de Votorantim.
Segundo o coordenador da Coopervot – Cooperativa de Recicláveis de Votorantim – Edson Locatelli, o objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância da coleta seletiva na cidade, além de incentivar as pessoas a separarem os matérias recicláveis, óleo de cozinha e matérias eletrônicos a fim de entregar para os catadores que passam semanalmente em cerca de 45% do município. Segundo conta, desde o início da cooperativa, até os dias atuais, foram coletados cerca de 4 mil toneladas de resíduos, que, antes, iriam para o aterro sanitário. Atualmente, são cerca de 60 a 80 toneladas coletadas por mês no município. Falta, porém, estrutura como caminhão e espaço físico para os catadores poderem trabalhar e chegar a 100% das residências.
Locatelli conta que foi entregue um projeto de coleta seletiva na Fundação Banco do Brasil que já foi habilitado, porém, o Presidente da Cooperativa diz que está esperando retorno. No projeto, pede-se um caminhão, balança e prensa a fim de melhorar os trabalhos dos catadores.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcão Papeleiro (PT), esteve presente em toda a caminhada. “Quero parabenizar esse projeto que já é um sucesso em nosso município, devido o comprometimento de todos os envolvidos, principalmente pelos trabalhadores e trabalhadores que, sem eles, não teríamos esse maravilhoso trabalho em Votorantim. Também do apoio de tanta gente, como o Prefeito Pivetta que tem contribuído tanto com o sucesso da coleta seletiva e Sindicato dos Trabalhadores Papeleiros que enviou o caminhão de som para apoiar essa caminhada”
A presidente da Coopram – Cooperativa de Recicláveis de Araçariguama – Nauva Alves, não economiza elogios ao município: “Em outras cidades, as cooperativas de recicláveis têm muita dificuldade em se reestruturar como Votorantim. O Prefeito Carlos Pivetta está de parabéns pelo apoio que tem dado a Cooperativa local”.
O evento contou com o apoio da empresa de ônibus São João, ONG GTA Jerivá, Prefeitura Municipal de Votorantim, Sindicato dos Papeleiros de Sorocaba e Região e Polícia Militar.
O Dia Nacional dos Catadores foi instituído pelo Governo Lula como sendo 05 de Junho, que já se comemora o dia mundial do Meio Ambiente.



Um comentário:

  1. Boa tarde Sra: Lucelia Ferrari e Sr: Edson Locatelli e Autoridades,
    Parabens em realizar essa comemoração ao dia do Meio Ambiente ano 2011.
    Atenciosamente:José Alberto Moreno (15)9610-04352

    ResponderExcluir