terça-feira, 14 de junho de 2011

UFSCAR E GTA JERIVÁ

09/05/2011 | EM JULHO -JORNAL CRUZEIRO DO SUL

Ufscar e entidades debaterão demandas sociais da região
Encontro definiu primeiras ações em conjunto com as entidades e ONGs - Por: Aldo V. Silva

Notícia publicada na edição de 09/05/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 5 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Aproximar a universidade das demandas da sociedade de Sorocaba e região. Com esse intuito, a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) promoverá o 1º Encontro Ufscar - Movimentos Sindicais e Sociais da região de Sorocaba, marcado para os dias 1º e 2 de julho, no Núcleo de Educação Tecnologia e Cultura (ETC) da universidade, localizado no bairro Santa Rosália. O evento é uma iniciativa da Ufscar, contando com parcerias de sindicatos, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e entidades de assistência social, com o objetivo de promover ações e debates sobre os mais diversos assuntos. Na tarde de ontem, o professor da Ufscar e coordenador do projeto Marcos Francisco Martins se reuniu com representantes das entidades para definir as datas e toda a organização do encontro.


Na reunião estiveram presentes dirigentes de entidades sociais e sindicatos, como a Comunidade Negra, Rasgada Coletiva, Grupo de Trabalho Ambiental JERIVÁ, Núcleo de Estudos do Morro Ipanema, Pastoral da Juventude, entre outros, além dos sindicatos dos Metalúrgicos, dos Médicos, dos Agentes Penitenciários, dos Jornalistas e dos Psicólogos. Durante a reunião - que é a quarta a ser realizada com o intuito de organizar as ações do encontro - foram mostrados os temas que serão discutidos no evento. São eles: Relações de Trabalho, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Cultura e Comunicação, Diversidade e Igualdade Racial, Luta pela Moradia - Questão Fundiária, Juventude e Movimento Estudantil e Direitos Humanos e Assistência Social.

Cada assunto comporá uma mesa no dia do encontro, para que as entidades responsáveis possam apresentar a realidade de cada um deles e promover os debates entre os participantes.

Aproximação com a sociedade

De acordo com Martins, o objetivo do encontro é conhecer as experiências desenvolvidas pelos movimentos que atuam na região e formar parcerias com a Ufscar no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. "Assim iremos aproximar a universidade da sociedade e poder observar em que medida podemos conhecer os movimentos sociais e ver como trabalhar nas demandas existentes", avalia o professor, que, paralelamente à organização desse encontro, desenvolve uma pesquisa sobre a relação entre educação e movimentos sociais e sindicais. A ideia do encontro surgiu entre conversas de professores e alunos da universidade, que buscavam promover parcerias para que a instituição de ensino colaborasse com as entidades, dando um retorno ao público com ações e pesquisas.

Entre essas discussões, foi definido que cada profissional da instituição de ensino pudesse oferecer algo à entidade, dentro de sua linha de conhecimento. Segundo o coordenador do encontro, uma professora da Ufscar que é especializada em alfabetização de adultos, por exemplo, poderia promover cursos voltados a comunidades carentes, em que alguma ONG atue, ou até a profissionais das categorias articuladas pelos movimentos sindicais da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário