Na parte da manhã dessa sexta feira, os catadores de recicláveis de Votorantim, juntamente com trabalhadores de cooperativas das cidades de Itapeva, Taquarivaí, Ribeirão Grande e Araçariguama, fizeram uma caminhada partindo de frente à escola Armando Rizzo, na Vila Irineu e percorreram as principais vias daquele bairro, passando pela Rua Joaquim Fogaça no Dominguinho, Avenida Trinta e Um de Março, até chegar à Praça Zeca Padeiro, no centro de Votorantim.
Segundo o coordenador da Coopervot – Cooperativa de Recicláveis de Votorantim – Edson Locatelli, o objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância da coleta seletiva na cidade, além de incentivar as pessoas a separarem os matérias recicláveis, óleo de cozinha e matérias eletrônicos a fim de entregar para os catadores que passam semanalmente em cerca de 45% do município. Segundo conta, desde o início da cooperativa, até os dias atuais, foram coletados cerca de 4 mil toneladas de resíduos, que, antes, iriam para o aterro sanitário. Atualmente, são cerca de 60 a 80 toneladas coletadas por mês no município. Falta, porém, estrutura como caminhão e espaço físico para os catadores poderem trabalhar e chegar a 100% das residências.
Locatelli conta que foi entregue um projeto de coleta seletiva na Fundação Banco do Brasil que já foi habilitado, porém, o Presidente da Cooperativa diz que está esperando retorno. No projeto, pede-se um caminhão, balança e prensa a fim de melhorar os trabalhos dos catadores.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcão Papeleiro (PT), esteve presente em toda a caminhada. “Quero parabenizar esse projeto que já é um sucesso em nosso município, devido o comprometimento de todos os envolvidos, principalmente pelos trabalhadores e trabalhadores que, sem eles, não teríamos esse maravilhoso trabalho em Votorantim. Também do apoio de tanta gente, como o Prefeito Pivetta que tem contribuído tanto com o sucesso da coleta seletiva e Sindicato dos Trabalhadores Papeleiros que enviou o caminhão de som para apoiar essa caminhada”
A presidente da Coopram – Cooperativa de Recicláveis de Araçariguama – Nauva Alves, não economiza elogios ao município: “Em outras cidades, as cooperativas de recicláveis têm muita dificuldade em se reestruturar como Votorantim. O Prefeito Carlos Pivetta está de parabéns pelo apoio que tem dado a Cooperativa local”.
O evento contou com o apoio da empresa de ônibus São João, ONG GTA Jerivá, Prefeitura Municipal de Votorantim, Sindicato dos Papeleiros de Sorocaba e Região e Polícia Militar.
O Dia Nacional dos Catadores foi instituído pelo Governo Lula como sendo 05 de Junho, que já se comemora o dia mundial do Meio Ambiente.
Boa tarde Sra: Lucelia Ferrari e Sr: Edson Locatelli e Autoridades,
ResponderExcluirParabens em realizar essa comemoração ao dia do Meio Ambiente ano 2011.
Atenciosamente:José Alberto Moreno (15)9610-04352