sábado, 24 de setembro de 2011

Evento reúne dezenas na Cachoeira da Chave

Um sucesso! Assim pode ser definido o encontro promovido pelo GTA Jerivá, a fim de promover uma limpeza, simbólica, na Cachoeira da Chave.
O evento, que começou pontualmente às 14 horas, desse sábado, 24 de Setembro, coincide com a semana municipal de meio ambiente de Votorantim, e início da Primavera. Segundo o Presidente da ONG, Davi Genesi, a intenção do evento, além de retirar o excesso de lixo do entorno da cachoeira, é chamar a atenção para a importância da conservação do meio ambiente, além de chamar a da população em geral para o debate.
Além de garrafas pets, sacos plásticos de mercados, restos de roupas retiradas da cachoeira, é impressionante os restos de objetos religiosos encontrados, como estátuas de gesso, velas queimadas, alimentos como milho e amendoim, e potes de barros. Sem sombra de dúvidas, as religiões que fazem despachos próximos à cachoeira devem se atentar para a necessidade de preservar aquela área, que pertence a toda a população do município.
Além dos membros da ONG, estiveram presentes o Corpo de Bombeiros do Município, a Coopervot – Cooperativa de catadores de recicláveis – Associação Mundo Inteiro de capoeira, polícia militar, e o grupo de escoteiros de Votorantim.
Após o evento, membros do GTA Jerivá já debatiam as datas para o próximo evento, que será divulgada na ocasião apropriada.
Estátuas religiosas jogadas no chão são comuns de serem encontradas próximo à cachoeira

O GTA tem a Educação Ambiental como objetivo principal,

Mestre Cuco é o Presidente da Associação Mundo Inteiro e membro da ONG GTA Jerivá

A Associação Mundo Inteiro promoveu uma roda de capoeira  antes do começo da limpeza

Potes de barro e restos de comida são encontrados facilmente

O vereador Heber retirou uma caça jeans das margens da cachoeira.

Pessoas da terceira idade também colaboraram para a limpeza

A vereador Marilene Newman levou os netos para aprenderem a importância da preservação

União das entidades perimitiu que fosse coletado vários sacos de lixos em pouco tempo.

Ajuda dos escoteiros foi fundamental

Membros já discutem a data para próximo evento em Votorantim

Membros do GTA exibem os sacos de lixos retirados no final

Vice Presidente, Gustavo Rangel exibe orgulhoso o banner da ONG

terça-feira, 13 de setembro de 2011

CONVITE À LIMPEZA SIMBÓLICA NA CACHOEIRA DA CHAVE GTA JERIVÁ



No dia 24 de setembro às 14 horas,o Grupo de Trabalho Ambiental Jerivá ,estará realizando uma limpeza simbólica na Cachoeira da Chave. O evento contará com a participação da COOPERVOT, BOMBEIROS, AMI – Associação Mundo Inteiro, SINDICATO DOS PAPELEIROS, Escoteiros Voturaty, ambientalistas,estudantes e autoridades locais. Para o presidente Davi Santos Genesi, a importância desse ato simbólico está calcado nas questões sérias as quais a comundiade está exposta na cachoeira,desde água inadequada ao banho, dentre outros riscos e o fato do grande número de objetos e lixos deixados no local por banhistas.
Lucélia Ferrari,Conselheira Consultiva da ONG e Coordenadora da Câmara Técnica de Eventos e Educação Ambiental do CBH-SMT que abrange 34 cidades, ressalta a importância da conscientização da comunidade votorantinense nas questões ambientais.Para Ferrari, nenhuma lei ambiental, será efetivamente respeitada se a comunidade for apenas chamada para o final do processo de discussão. A comunidade tem que participar na construção desse processo, primando de fato pela qualidade de vida.
A participação é livre , a ONG fará uma grande concentração inicial ao entorno da cachoeira chamando atenção da comunidade e tem como slogan 'QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER'
Faz parceria com a ONG nesse projeto, a AMI – Associação Mundo Inteiro – de capoeira, representada pelo Mestre Cuco e Conselherio Fiscal da ONG, que promoverá uma roda com os participantes para divulgar o esporte, além da Coopervot – Cooperativa de Reciclagem de Votorantim.
Maiores informações :http://gtajeriva.blogspot.com/